Fraudadores se passam por representantes da Previdência para aplicar golpes contra cidadãos

Previdência orienta seus segurados a não realizarem depósitos em conta bancária nem fornecerem dados pessoais a terceiros

Da Redação (Brasília) – A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda alerta à população contra golpes praticados por fraudadores que se passam por representantes do órgão para oferecer benefícios e extorquir os segurados.  De acordo com dados da Ouvidoria Geral da Previdência Social, até julho deste ano já foram registradas 732 denúncias relatando esse tipo de fraude. Em 2016, foram cadastradas 948 manifestações na Ouvidoria reportando esse tipo de golpe.

“ As pessoas devem ficar atentas para não serem vítimas desses tipos de golpes. A Previdência não cobra para prestar um serviço que é um direito do cidadão que contribuiu a vida inteira para  ter direito a seu benefício. ” afirma o Secretário de Previdência, Marcelo Caetano.

A abordagem dos fraudadores costuma acontecer da seguinte forma: os criminosos entram em contato, por telefone, com segurados e se identificam como integrantes do Conselho Nacional de Previdência (CNP) oferecendo algum tipo de benefício. Afirmam que o aposentado ou pensionista teria direito a receber valores atrasados, geralmente, grandes quantias de dinheiro, e pedem que entrem em contato com eles por meio de um número de telefone.

Quando o cidadão faz a ligação, os fraudadores  pedem ao segurado que informem dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.

O aposentado Reynaldo Stefano de 78 anos foi vítima desse tipo de abordagem, mas ao invés de ligar para a quadrilha, ele entrou em contato com a Previdência para saber do que se tratava. “ Eles ligaram aqui na minha casa informando que eu teria direito a receber um valor referente a uma revisão no meu benefício, mas antes de ligar para o telefone que eles me informaram entrei em contato com a Previdência e constatei que se tratava de um golpe” , afirma.

A abordagem dos estelionatários varia – Há situações  em que os fraudadores  enviam documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária”, convocando-os a uma “Chamada para Resgate”. Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgate de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar.

A Secretaria de Previdência esclarece que não entra em contato com seus segurados por meio desse tipo de abordagem, muito menos tem algum tipo de relação com planos de previdência complementar para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da previdência pública, contributiva por todos os trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social.

Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos à época do governo Collor. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito a qualquer benefício.

Há casos também em que a quadrilha entra em contato com o segurado para informar que teriam direito a receber precatórios, solicitando o cidadão que entre  em contato por meio do número de telefone informado e para que o valor seja rapidamente liberado.

Outras vezes, os fraudadores enviam ofícios e comunicações em nome da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia vinculada ao ministério da Fazenda, orientando aos participantes e assistidos sobre o direito de resgate de contribuições de planos de aposentadoria complementar. Para isso, solicitam informações pessoais ou bancárias dos cidadãos, cobrando pelos serviços prestados ou custas judiciais.

Dados pessoais – A Previdência informa aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os seus segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.

O cidadão pode telefonar para a Central 135 e agendar uma visita a uma Agência da Previdência Social (APS), onde será atendido por um servidor especializado que tomará as providências cabíveis e prestará todos os esclarecimentos necessários. A Previdência também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.

Caso o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem, a Previdência orienta este para que não efetue nenhum depósito em conta bancária ou forneça seus dados pessoais para terceiros que se passam por representantes do órgão. É importante também que o cidadão registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social. Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta ligar na Central 135 ou acessar a página da Secretaria de Previdência (www.previdencia.gov.br) na internet.

 

Informações para a Imprensa:

Ligia Borges
(61) 2021-5009 e 2021-5109
ascom.mps@previdencia.gov.br
Secretaria de Previdência

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INSS: Requerer aposentadoria por idade e salário maternidade fica mais fácil a partir 21 de maio

Medida representa fim do tempo de espera para ser atendido

Da Redação (Brasília) – A partir da próxima segunda-feira (21), os benefícios urbanos de aposentadoria por idade e salário-maternidade somente serão concedidos na modalidade à distância. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizará as informações previdenciárias  já constantes em seus sistemas para o reconhecimento do direito e para a concessão automática do benefício.

Os segurados poderão requerer esses benefícios por meio do Meu INSS(inss.gov.br) ou pela Central 135. O cidadão passará a receber o protocolo de atendimento, sem precisar agendar data para ser atendido na agência. O acompanhamento dos pedidos de beneficio ocorrerá por meio destes canais eletrônicos e, somente se necessário, o segurado será chamado para ir à agência do INSS.

Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

O INSS espera que com a ampliação da concessão automática, o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Meu INSS – O canal já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou pelo celular.

O instituto vem trabalhando para a melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horários marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.

(Com informações do INSS).

 

Lista dos serviços que passarão a ser atendidos com agendamento:

Alterar meio de pagamento

Atualizar dados cadastrais do beneficiário

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

Cadastrar Declaração de Cárcere

Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante legal

Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Desistir de Aposentadoria

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à

Pensão por Morte

Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

Reativar Benefício

Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Transferir Benefício para outra Agência

 

Informações para Imprensa:

Vanessa Marques e Marcela Matos

(61) 3313 4800

Assessoria do INSS

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II ENCONTRO REGIONAL DA AEPREMERJ SERÁ EM ANGRA DOS REIS NO DIA 24 DE MAIO

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AEPREMERJ: PRÓXIMO CURSO DE CPA 10 SERÁ EM PATY DE ALFERES NOS DIAS 14 E 15 DE MAIO

A AEPREMERJ está oferecendo curso de capacitação para a certificação CGRPPS e/ou CPA-10, para atender os municípios de cada região, reduzindo os custos tendo em vista a necessidade de certificação dos conselheiros, membros de comitê de investimentos e diretores dos RPPS. Clique aqui e saiba mais sobre o Curso

O próximo curso será realizado em Paty de Alferes nos dias 14 e 15 de Maio. Inscrições em www.aepremerjrio.com.br

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AEPREMERJ realizará curso de CPA 10 por região. Região Noroeste será a primeira

Projeto

Nome: Certificação

Público Alvo: Gestores e funcionários e conselheiros dos RPPS do Estado do Rio de janeiro

Número de participantes: classes com no mínimo 20 e no máximo 40

.

Quem somos:

  • A AEPREMERJ é uma entidade civil, de âmbito estadual, sem fins lucrativos, que congrega os Regimes Próprios de Previdência do Estado do Rio de Janeiro, e hoje tem sua sede administrativa localizada na cidade de Sapucaia.

O que queremos:

Atuar com excelência no estímulo dos Regimes Próprios fluminenses, aprimorando a formação de gestores, funcionários e conselheiros dos RPPS, focando, sobretudo, no aprimoramento da gestão qualificada e transparente dos RPPS do Estado do Rio de Janeiro.

 

Objetivo:

Oferecer curso de capacitação para a certificação CGRPPS e/ou CPA-10, para atender os municípios de cada região, reduzindo os custos  tendo em vista a necessidade de certificação dos conselheiros, membros de comitê de investimentos e diretores dos RPPS.

 

Descrição:

Ministração de curso de formação específica para a avaliação de certificação CGRPPS e/ou CPA-10  nas 8 regiões em que está dividido o estado no Estatuto Social da AEPREMERJ, sob a tutoria das  2 empresas que oferecem tais cursos que são patrocinadoras da AEPREMERJ, Mais Valia e Crédito&Mercado.

 

Divulgação

Através de internet com emails para todos os RPPS do Estado, através de mídias sociais e correspondências, folders.

 

PROGRAMAÇÃO

  • 1º dia: das 8:00 às 18:00h
  • 2º dia: das 8:00 às 18:00h

 

OBS: A metodologia de ensino e os conteúdos são a critério de cada empresa que ministrará o curso, assim sendo esse cronograma pode ser alterado por cada professor.

 

Recursos Materiais: Mesas, cadeiras, aparelhagem de som e projeção, local, material de papelaria e etc

Prestação de Serviços: Mais Valia e Crédito & Mercado.

Recursos humanos: professores para os cursos

 

DESENVOLVIMENTO

Serão ministrados oito cursos, em oito regiões o estado, cada empresa ficará responsável pela realização de quatro cursos, atendendo quatro regiões.

I – Região Costa Verde e Médio Paraíba-

II – Região Baixada Fluminense

III – Região Metropolitana

IV – Região Centro Sul Fluminense

V – Região Serrana

VI – Região Baixada Litorânea

VII – Região Norte Fluminense

VIII – Região Noroeste Fluminense – Itaperuna

 

Custeio:

O Curso será custeado pelas inscrições dos participantes, as vagas por RPPS serão de 5 para cada, no limite mínimo de 20 e máximo de 40 participantes por turma, caso haja disponibilidade de vagas, as vagas para cada município poderão ser ampliadas,    com apoio da AEPREMERJ na organização, divulgação, inscrições, infra estrutura. Ficando as empresas responsáveis apenas pela ministração dos cursos.

 

Valores:

  • RPPS Associado a AEPREMERJ em 2018: R$350,00 por participante
  • Não Associado a AEPREMERJ em 2018: R$550,00 por participante

 

Datas:

  • 9/10 de abril – Itaperuna
  • 14/15 de maio
  • 11/12 de junho
  • 23/24 de julho
  • 3/4 de setembro
  • 1/2 de outubro
  • 7/8 de novembro
  • 3/4 de dezembro

Rosilane Brum Cler Cunha

Presidente da AEPREMERJ

 

 MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NO SITE www.aepremerjrio.com.br

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