maio 20 2018

INSS: Requerer aposentadoria por idade e salário maternidade fica mais fácil a partir 21 de maio

Medida representa fim do tempo de espera para ser atendido

Da Redação (Brasília) – A partir da próxima segunda-feira (21), os benefícios urbanos de aposentadoria por idade e salário-maternidade somente serão concedidos na modalidade à distância. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizará as informações previdenciárias  já constantes em seus sistemas para o reconhecimento do direito e para a concessão automática do benefício.

Os segurados poderão requerer esses benefícios por meio do Meu INSS(inss.gov.br) ou pela Central 135. O cidadão passará a receber o protocolo de atendimento, sem precisar agendar data para ser atendido na agência. O acompanhamento dos pedidos de beneficio ocorrerá por meio destes canais eletrônicos e, somente se necessário, o segurado será chamado para ir à agência do INSS.

Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

O INSS espera que com a ampliação da concessão automática, o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Meu INSS – O canal já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou pelo celular.

O instituto vem trabalhando para a melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horários marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.

(Com informações do INSS).

 

Lista dos serviços que passarão a ser atendidos com agendamento:

Alterar meio de pagamento

Atualizar dados cadastrais do beneficiário

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

Cadastrar Declaração de Cárcere

Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante legal

Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Desistir de Aposentadoria

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à

Pensão por Morte

Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

Reativar Benefício

Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Transferir Benefício para outra Agência

 

Informações para Imprensa:

Vanessa Marques e Marcela Matos

(61) 3313 4800

Assessoria do INSS

abr 27 2018

II ENCONTRO REGIONAL DA AEPREMERJ SERÁ EM ANGRA DOS REIS NO DIA 24 DE MAIO

abr 27 2018

AEPREMERJ: PRÓXIMO CURSO DE CPA 10 SERÁ EM PATY DE ALFERES NOS DIAS 14 E 15 DE MAIO

A AEPREMERJ está oferecendo curso de capacitação para a certificação CGRPPS e/ou CPA-10, para atender os municípios de cada região, reduzindo os custos tendo em vista a necessidade de certificação dos conselheiros, membros de comitê de investimentos e diretores dos RPPS. Clique aqui e saiba mais sobre o Curso

O próximo curso será realizado em Paty de Alferes nos dias 14 e 15 de Maio. Inscrições em www.aepremerjrio.com.br

mar 26 2018

AEPREMERJ realizará curso de CPA 10 por região. Região Noroeste será a primeira

Projeto

Nome: Certificação

Público Alvo: Gestores e funcionários e conselheiros dos RPPS do Estado do Rio de janeiro

Número de participantes: classes com no mínimo 20 e no máximo 40

.

Quem somos:

  • A AEPREMERJ é uma entidade civil, de âmbito estadual, sem fins lucrativos, que congrega os Regimes Próprios de Previdência do Estado do Rio de Janeiro, e hoje tem sua sede administrativa localizada na cidade de Sapucaia.

O que queremos:

Atuar com excelência no estímulo dos Regimes Próprios fluminenses, aprimorando a formação de gestores, funcionários e conselheiros dos RPPS, focando, sobretudo, no aprimoramento da gestão qualificada e transparente dos RPPS do Estado do Rio de Janeiro.

 

Objetivo:

Oferecer curso de capacitação para a certificação CGRPPS e/ou CPA-10, para atender os municípios de cada região, reduzindo os custos  tendo em vista a necessidade de certificação dos conselheiros, membros de comitê de investimentos e diretores dos RPPS.

 

Descrição:

Ministração de curso de formação específica para a avaliação de certificação CGRPPS e/ou CPA-10  nas 8 regiões em que está dividido o estado no Estatuto Social da AEPREMERJ, sob a tutoria das  2 empresas que oferecem tais cursos que são patrocinadoras da AEPREMERJ, Mais Valia e Crédito&Mercado.

 

Divulgação

Através de internet com emails para todos os RPPS do Estado, através de mídias sociais e correspondências, folders.

 

PROGRAMAÇÃO

  • 1º dia: das 8:00 às 18:00h
  • 2º dia: das 8:00 às 18:00h

 

OBS: A metodologia de ensino e os conteúdos são a critério de cada empresa que ministrará o curso, assim sendo esse cronograma pode ser alterado por cada professor.

 

Recursos Materiais: Mesas, cadeiras, aparelhagem de som e projeção, local, material de papelaria e etc

Prestação de Serviços: Mais Valia e Crédito & Mercado.

Recursos humanos: professores para os cursos

 

DESENVOLVIMENTO

Serão ministrados oito cursos, em oito regiões o estado, cada empresa ficará responsável pela realização de quatro cursos, atendendo quatro regiões.

I – Região Costa Verde e Médio Paraíba-

II – Região Baixada Fluminense

III – Região Metropolitana

IV – Região Centro Sul Fluminense

V – Região Serrana

VI – Região Baixada Litorânea

VII – Região Norte Fluminense

VIII – Região Noroeste Fluminense – Itaperuna

 

Custeio:

O Curso será custeado pelas inscrições dos participantes, as vagas por RPPS serão de 5 para cada, no limite mínimo de 20 e máximo de 40 participantes por turma, caso haja disponibilidade de vagas, as vagas para cada município poderão ser ampliadas,    com apoio da AEPREMERJ na organização, divulgação, inscrições, infra estrutura. Ficando as empresas responsáveis apenas pela ministração dos cursos.

 

Valores:

  • RPPS Associado a AEPREMERJ em 2018: R$350,00 por participante
  • Não Associado a AEPREMERJ em 2018: R$550,00 por participante

 

Datas:

  • 9/10 de abril – Itaperuna
  • 14/15 de maio
  • 11/12 de junho
  • 23/24 de julho
  • 3/4 de setembro
  • 1/2 de outubro
  • 7/8 de novembro
  • 3/4 de dezembro

Rosilane Brum Cler Cunha

Presidente da AEPREMERJ

 

 MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NO SITE www.aepremerjrio.com.br

mar 26 2018

IMPOSTO DE RENDA: INSS disponibiliza demonstrativo de rendimentos para consulta

Declarações serão recebidas pela Receita a partir de março

Da Redação (Brasília) – Os aposentados e pensionistas do INSS obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal – ano base 2017 – já podem acessar o demonstrativo de rendimentos no site do INSS, no endereço www.inss.gov.br.

Cerca de 40 milhões de brasileiros devem declarar o imposto de renda neste ano. O programa para preenchimento da declaração do IR 2018 será disponibilizado pela Receita na última semana de fevereiro e o prazo de entrega terá início já no começo de março.

Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o site do INSS e consultar o Extrato de Imposto de Renda (IR) no menu de serviços da Central “Meu INSS”, com login e senha.

Existe outra opção no site do INSS em que também é possível consultar o demonstrativo do Imposto de Renda, inclusive de anos anteriores.

O demonstrativo do ano base 2017 pode ser retirado, ainda, nas Agências de Previdência Social (APS). Porém, para mais conforto ao cidadão, o INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos.

Meu INSS – Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso informar o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/+.) e ter pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula (Exemplo: Seguranca%). Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para a Central 135. Brasileiros no exterior também conseguem acessar o Meu INSS. (Ascom INSS)

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